quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alimentação do DIABÉTICO

Boa tarde, ontem falamos sobre o diabetes mellitus, uma síndrome decorrente da falta ou incapacidade da insulina em exercer suas funções caracterizando-se pela presença de hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue). 

Hoje vamos abordar sobre a ALIMENTAÇÃO DO DIABÉTICO, fator primordial e fundamental para o tratamento da DIABETES, que pode, além de manter a estabilidade da glicemia, evitar ou minimizar complicações crônicas.


Hoje em dia, por ser uma doença comum,  existem muitos alimentos próprios para os Diabéticos, mas ainda existem muitas dúvidas em relação à isso, porque muitas vezes as pessoas utilizam produtos errados ou produtos certos de forma inadequada, por isso é extremamente necessário um acompanhamento minucioso com o seu NUTRICIONISTA, pois ele é o profissional adequado para planejar sua alimentação, visando otimizar suas complicações, modificando os hábitos alimentares controlando os níveis glicêmicos favorecendo a saúde do paciente. Esse post tem como objetivo dar uma idéia do que é necessário tomar cuidado na alimentação do Diabético, mas é muito importante o paciente agendar uma consulta com um Nutricionista para receber as orientações individuais e específicas de cada caso.



  • Evite o consumo elevado de açúcares simples como bolos, geléias, balas, pudins, chocolate, refrigerantes, açúcar, dentre outros.
  • Faça de 5 a 6 refeições diárias evitando –se refeições volumosas.
  • As fibras são muito importantes no controle da glicemia, além de auxiliar no controle do intestino. Por isso coma freqüentemente legumes, verduras, frutas, aveia e pães integrais.
  • Prefira o carboidrato integral. Ex: pão integral, macarrão integral, aveia, granola. Eles também contem fibra.
  • Não misturar e nem repetir os carboidratos na mesma refeição. Ex: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão, aveia, granola.
  • Substitua o açúcar por adoçante. SEM ABUSO...e dê preferência para os adoçantes naturais (steviosídeo ou sucralose).
  • Coma moderadamente abóbora, moranga, beterraba, cenoura, chuchu, vagem, quiabo e ervilha, banana, uva, melancia, caqui, etc.
  • As frutas podem ser consumidas, porém com MODERAÇÃO, as frutas contém açúcar simples que aumentam a glicemia, portanto deve ser fracionado 2/dia, ou seja, uma de cada vez a cada 3 horas. De preferência, consuma a casca junto.
  • Os vegetais são importantíssimo na alimentação. As folhas podem ser consumidas à vontade.
  • É preciso entender a diferença entre light e diet. Uma alimento classificado como light diz que esse alimento tem redução de pelo menos 25 % de um dos componentes. O diet significa que o alimento tem ausência total de um nutriente. No caso dos Diabéticos o termo correto é o diet, por ter ausência total de açúcar. Se for comprar algum alimento light precisa conferir nos ingredientes descritos no rótulo, se na composição tem açúcar ou não.
  • CUIDADO COM A QUANTIDADE!! A quantidade dos alimentos também será um fator fundamental para deixar o nível de açúcar no sangue controlado. Mas essa quantidade é individualizada. Para saber isso é necessário passar por uma avaliação nutricional individualizada.
      E NÃO SE ESQUEÇA...

  • CONTROLE O SEU PESO!!


  • PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA!!




FATORES ESSÊNCIAS NO CONTROLE DA GLICEMIA!!!


Referências:
http://www.diabetes.org.br/index.php




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário